![Mulher branca com a mão nas costas sofrendo com dores precisando de tratamentos para fibromialgia](https://blog.dermomed.com.br/wp-content/uploads/2025/02/tratamentos-para-fibromialgia-1024x662.webp)
Tudo que você precisa saber sobre tratamentos para fibromialgia
Se você está pensando em ampliar o atendimento da sua clínica e oferecer também tratamentos para fibromialgia, saiba que essa pode ser uma boa decisão.
Essa doença afeta a qualidade de vida dos pacientes, impondo desafios constantes no dia a dia. Mas, com os tratamentos disponíveis, que envolvem radiofrequência e outras frentes multidisciplinares, os pacientes conseguem ter uma vida mais feliz.
A seguir, traremos algumas das abordagens terapêuticas aplicadas à fibromialgia, e traremos alguns conceitos sobre a condição em si, suas causas e sintomas.
Acompanhe e conheça as opções de tratamento dessa doença.
Principais causas da fibromialgia
A fibromialgia é uma condição crônica que atinge o sistema nervoso, ocasionando uma dor generalizada no corpo, persistente e difusa.
Embora a causa exata ainda não seja totalmente compreendida, acredita-se que envolva uma combinação de fatores genéticos, neurológicos e ambientais.
Nesse sentido, além da predisposição genética que tem um peso importante, questões como estresse, traumas físicos e infecções podem contribuir para o surgimento da doença.
Quando os tratamentos para fibromialgia são necessários?
Quando os sintomas começam a surgir é necessário buscar os tratamentos para fibromialgia mais adequados para cada caso, pois os níveis de dor e os demais sintomas se tornam um desafio diário para os pacientes.
Além da dor, muitas pessoas com fibromialgia experimentam fadiga extrema, problemas cognitivos como dificuldade de concentração, lapsos de memória e névoa cerebral. Distúrbios do sono, dores de cabeça e falta de disposição também podem surgir.
Para aliviar os sintomas, especialmente as dores, é crucial que os indivíduos com fibromialgia busquem ativamente opções terapêuticas abrangentes e personalizadas.
Como é feito o diagnóstico da fibromialgia
O diagnóstico da fibromialgia pode ser mais um desafio enfrentado por quem sofre com essa condição, pois não existe um teste específico para confirmar a doença.
Sendo assim, os médicos analisam o histórico do paciente, colhem os relatos detalhados dos sintomas e fazem exames físicos para descartar outras doenças que possam causar sintomas semelhantes.
Principais tratamentos para fibromialgia
Existem várias abordagens de tratamentos para fibromialgia, inclusive com o uso de medicamentos, como analgésicos e antidepressivos. Mas, só os medicamentos não são suficientes para proporcionar o conforto necessário, requerendo uma abordagem multidisciplinar.
1. Prática de exercícios físicos
A realização de atividade física regular é uma parte fundamental do tratamento. Os exercícios aeróbicos de baixo impacto, como caminhada, ciclismo e natação, ajudam a melhorar a capacidade cardiovascular, o condicionamento físico e o sono.
Além disso, exercícios de alongamento e fortalecimento muscular são recomendados para aumentar a flexibilidade e o tônus muscular, prevenindo a rigidez articular.
2. Terapias cognitivas e comportamentais
Essas terapias visam auxiliar o paciente a lidar com os aspectos emocionais e psicológicos da fibromialgia. A terapia cognitivo-comportamental ensina técnicas para identificar e modificar pensamentos e comportamentos negativos, promovendo uma melhor gestão do estresse e da dor.
Já a terapia comportamental ajuda a desenvolver estratégias de enfrentamento mais eficazes, reduzindo comportamentos que possam agravar os sintomas.
3. Radiofrequência nos tratamentos para fibromialgia
A radiofrequência é uma modalidade terapêutica não invasiva que consiste na aplicação de ondas eletromagnéticas de alta frequência diretamente nas regiões afetadas pela dor crônica, sendo uma das principais opções de tratamento para a condição em questão.
O calor gerado pela radiofrequência promove um efeito analgésico, reduzindo a sensibilidade das fibras nervosas responsáveis pela transmissão dos estímulos de dor.
Essa melhora na dor reflete positivamente na qualidade de vida dos pacientes, permitindo a realização de atividades diárias com maior facilidade.
Encontre aparelhos de radiofrequência na Dermomed
Na Dermomed você encontra os melhores aparelhos de radiofrequência, como o Aparelho Eletromédico Tecare – Tecarterapia e Radiofrequência da HTM, um modelo bastante completo e versátil.
Além dele também há outras opções, inclusive de modelos compactos e portáteis, como o Aparelho Portátil Eletromédico Effect de Radiofrequência Compacta da HTM e o Hertix Smart Aparelho de Radiofrequência Portátil Modelo THF, que conta com tecnologia de ponta e radiofrequência resistiva, podendo ser usado em tratamentos corporais, faciais e íntimos.
Encontre todos esses e muitos outros aparelhos de radiofrequência no site da Dermomed e escolha os melhores modelos para você!