![Mulher com a mão no abdome precisando de tratamentos para diástase abdominal](https://blog.dermomed.com.br/wp-content/uploads/2025/02/tratamentos-para-diastase-abdominal-1024x683.webp)
Tratamentos para diástase abdominal: conheça os principais
Existem diferentes tratamentos para diástase abdominal, o que é uma excelente notícia, pois muitas pessoas sofrem com essa condição, especialmente mulheres após a gravidez. Mas que condição é essa e o que a origina?
Neste artigo abordaremos os principais tratamentos para diástase abdominal e destacaremos os aparelhos utilizados em cada um, bem como explicaremos o que é essa diástase e quais são as principais causas.
Continue lendo e entenda como tratar esse problema!
O que é diástase abdominal?
A diástase abdominal é uma condição em que os músculos retos abdominais, que se estendem verticalmente no abdômen, se separam. Normalmente, esses músculos são conectados por uma faixa de tecido conjuntivo chamada linha alba.
Essa separação muscular, que pode variar de alguns centímetros a uma abertura mais significativa, geralmente ocorre na linha média do abdômen, próximo ao umbigo. Além disso, pode causar uma protrusão ou inchaço visível no abdômen, especialmente ao realizar movimentos que aumentam a pressão intra-abdominal, como tossir, espirrar ou levantar objetos pesados.
Principais causas da diástase abdominal
A separação dos músculos do abdome pode acontecer por várias razões, sendo a gravidez uma das mais comuns. Durante a gestação, o útero em crescimento força os músculos abdominais para fora, podendo ocasionar a diástase.
Homens e mulheres que sofrem um aumento de peso de forma rápida também podem desenvolver essa condição, assim como a pressão intra-abdominal contribui.
Outro fator relevante é o excesso de esforço físico. Exercícios intensos e não executados corretamente podem aumentar a pressão na parede abdominal, levando à diástase.
Por fim, o envelhecimento é outra causa importante. Com o passar dos anos, a elasticidade da pele e dos tecidos diminui, facilitando a separação dos músculos abdominais.
Tratamentos para diástase abdominal
Os tratamentos para diástase abdominal podem ser feitos com diferentes abordagens, a depender das necessidades de cada paciente.
Confira, abaixo, algumas das opções:
1. Fisioterapia
A fisioterapia é uma das principais abordagens. Através de exercícios específicos e técnicas de fortalecimento muscular, a fisioterapia trabalha para reaproximar os músculos retos abdominais separados.
Podem ser utilizados, por exemplo, exercícios de contração do assoalho pélvico, respiração diafragmática e estabilização do core (músculos profundos do tronco).
A fisioterapia também ensina posturas corretas e movimentos que evitam o aumento da pressão intra-abdominal, prevenindo o agravamento da condição.
2. Campo Eletromagnético
A terapia por campo eletromagnético é uma modalidade não invasiva que utiliza campos eletromagnéticos de alta intensidade para estimular a regeneração do tecido abdominal.
Ao estimular contrações nos músculos enfraquecidos da região, essa terapia fortalece os músculos e diminui a separação existente entre eles.
Aparelhos utilizados
Os aparelhos que atuam com campo eletromagnético são chamados de aparelhos de radiofrequência, sendo que algumas das melhores opções são:
Hertix Smart Completo
O Hertix Smart é um dos aparelhos mais completos, pois além de atuar com radiofrequência convencional, também conta com radiofrequência criogênica e alta frequência. Além disso, ele possui protocolos prontos e versatilidade nas opções de frequência.
Esse modelo é ideal para realizar tratamento de diástase abdominal, assim como tratamentos estéticos contra celulite, flacidez da pele, rugas e marcas de expressão, gordura localizada, foliculite, úlceras de pressão e muito mais.
Hertix Smart Portátil
Já o Hertix Smart Portátil é uma opção mais compacta para quem quer oferecer tratamentos de diástase abdominal e estéticos com uso de radiofrequência.
Ele trabalha com radiofrequência resistiva, e tem diversas indicações, desde tratamento de flacidez da pele e fibroses, até celulite, contorno corporal, estética íntima e rugas e linhas de expressão.
O modelo tem um tamanho reduzido, conta com protocolos pré-configurados, 8 ponteiras versáteis e tem grande destaque nos tratamentos de rejuvenescimento. Ou seja, é um equipamento versátil que abrange uma série de possibilidades de tratamentos.
3. Corrente de Fortalecimento Muscular
A corrente de fortalecimento muscular outra possibilidade de tratamento para diástase abdominal, sendo uma modalidade que utiliza impulsos elétricos para provocar contrações musculares, o que pode ser feito através de diferentes aparelhos, como os que atuam com corrente aussie ou russa.
Nesse tratamento, eletrodos são posicionados sobre os músculos retos abdominais, e uma corrente elétrica é aplicada, gerando contrações musculares involuntárias e fortalecendo os músculos separados pela diástase.
Aparelhos utilizados
Alguns dos modelos de aparelhos utilizados para tratamento com corrente aussie são:
Heccus Turbo Ultrassom Terapêutico
O Heccus é um equipamento que proporciona uma gama variada de modalidades terapêuticas, sendo a corrente aussie uma das principais, possibilitando o uso no tratamento de diástase abdominal.
No entanto, ele também atua com outras modalidades, como corrente polarizada, ultrassom terapêutico, massagem aura e high volt.
O Heccus tem capacidade de operar em frequências de 3,3 MHz e 1,1 MHz e possui 8 canais de saída para corrente aussie.
Além do tratamento de diástase, o equipamento comporta uma série de indicações, como diminuição de gordura localizada, hidrolipoclasia, celulite, terapias individuais, fortalecimento, hipertrofia e tonificação muscular, aumento da circulação sanguínea local e muito mais.
Sonopulse II System Ultrassom Terapêutico IBRAMED
Outra opção de equipamento que dispõe de corrente aussie para o tratamento de diástase abdominal é o Sonopulse II. Ele possibilita também o uso de corrente russa e outras correntes de eletroestimulação, como tens, interferencial, polarizada e microcorrente.
O Sonopulse II tem 7 canais de saída: 4 para eletroestimulação, 2 para para High Volt e 1 para o transdutor ultrassônico.
Entre as indicações de tratamento que esse modelo viabiliza estão o auxílio no fortalecimento muscular, alívio de dor, reeducação motora e cicatrização da pele. Além de indicações estéticas como redução de celulite e de gordura localizada, fibroses e aderências de cicatrizes e diversos outros tratamentos, inclusive de reabilitação.
Portanto, existem inúmeras possibilidades de tratamentos para diástase abdominal, o que é algo importante para promover mais qualidade de vida e recuperar a força muscular dessa região, especialmente em mulheres após a gestação.
Acesse o site da Dermomed e conheça mais detalhes sobre esses e muitos outros aparelhos disponíveis!